Avanço em relação aos programas que continham internamente os próprios dados

        A figura a seguir mostra a evolução obtida ao possibilitar que os programas acessassem os dados externamente em arquivos no disco (configurando um avanço em relação aos programas que continham internamente os próprios dados) para execução em lotes (batch, em inglês), na fase inicial do uso do computador.


Em outras palavras, ocorreu uma modularização do sistema de informação, com a distribuição de responsabilidades entre os programas de aplicação e o SGBD. Os programas de aplicação passaram a se ocupar exclusivamente das funcionalidades da aplicação propriamente dita, deixando as tarefas de acesso e manipulação dos dados armazenados em disco para o SGBD, um software tipicamente auxiliar, de bastidores ou, como se costuma dizer no jargão do mercado, um serviço de back end.

Atenção

Perceba a diferença entre o sistema de banco de dados (SBD) e o sistema de gerência de banco de dados (SGBD), pois o primeiro é mais amplo, englobando o SGBD, os próprios programas de aplicação e os bancos de dados manipulados por eles.

Neste ponto, cabe um questionamento importante, cada vez mais válido em face dos avanços das tecnologias de hardware de memória, tanto de memória principal (RAM) quanto de memória secundária (discos magnéticos ou hard disk drives (HDD) e de semicondutores ou solid state drives (SSD)).

Post a Comment

Publicidade